domingo, 27 de novembro de 2011

AQUI BARUERI - Com policiamento comunitário, Guarda Municipal "adota" Vila Márcia


clique na imagem para ampliar  
Após pedido da Guarda, Defesa Civil avaliou a situação e removeu as árvores
Desde agosto a Guarda Municipal (órgão da Secretaria dos Assuntos de Segurança de Barueri) tem realizado o policiamento comunitário na Vila Márcia. Situado na divisa com Jandira, o bairro pode ser considerado o mais novo de Barueri, pois foi incorporado ao município apenas em maio de 2008.

Uma viatura da Guarda com dois profissionais foi designada para percorrer os quatro quilômetros quadrados do território que abriga residências e também empresas e indústrias. Além do policiamento, os agentes de segurança procuram desenvolver a integração com a comunidade se interando de solicitações da população e de necessidades da localidade.

Além de uma pesquisa de satisfação com cidadãos da Vila Márcia, os guardas levantam situações de infraestrutura como poda de árvores, sinalização de trânsito, manutenção de telefones públicos, limpeza de terrenos baldios e iluminação pública. Os problemas detectados são direcionados aos setores competentes.

População reconhece
A interação das forças de segurança de Barueri com a comunidade é aprovada pela população do bairro. Para Geni Tagliatti de Souza, que reside na Vila Márcia há 28 anos, a presença da Guarda é constante na região.

“Eles estão sempre aqui, toda hora e todos os dias. Os guardas são muito atenciosos, eles param e conversam com a gente, perguntam se estamos precisando de alguma coisa”, comentou a moradora da rua Tabauna.

“Outro dia meu marido perguntou para os guardas municipais se eles podiam interceder para que fossem cortadas duas árvores que estavam trazendo riscos para a minha casa. Pouco tempo depois as árvores foram removidas”, relatou Geni, informando que a Defesa Civil (outra corporação da Secretaria de Segurança) atestou os perigos que as árvores causavam à residência junto à Secretaria de Meio Ambiente e providenciou o corte.

 
Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário